sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Mal do Século



O consumo de drogas está aumentando assustadoramente em todo o país, sendo considerado o grande mau do século. Esse fato lamentável alimenta o tráfico, aumenta os assaltos e faz crescer o número de homicídios. Está comprovado cientificamente, que todos os tipos de droga são prejudiciais a saúde e causam dependência.
Atualmente o que está na moda e vem destruindo vidas e famílias, é o CRACK. Sua composição contém pasta de cocaína, ácido bórico e bicarbonato de sódio, substâncias altamente tóxicas.
A pedra de crack é sete vezes mais potente que a cocaína, em apenas 10 segundos seus efeitos já podem ser sentidos. Assim que fumada, a droga alcança os pulmões instantaneamente, entrando de imediato na circulação sangüínea e chegando rapidamente ao cérebro.
No entanto, a duração de seus efeitos é rápida, a sensação de prazer não passa de dez minutos.A pedra provoca estado de excitação, hiperatividade, insônia, perda de sensação do cansaço e falta de apetite. Pode produzir um aumento das pupilas, dor no peito, contrações musculares, convulsões e até o coma. No sistema cardiovascular os efeitos são mais intensos. A pressão arterial pode se elevar e o coração bater rapidamente levando a morte.
O valor pago por essa droga ajuda a aumentar o número de seus usuários, uma pedra de 0,5 gramas custa em média cinco reais. Os viciados geralmente são moradores de rua, ou pessoas pobres. Segundo o Soldado Rafael, da Brigada Militar de São Leopoldo, o consumo da droga na cidade é muito grande, principalmente à noite.
“De cada dez pessoas que abordamos a noite, pelo menos seis tem um cachimbo ou uma pedra. E nos bairros esse número é ainda maior, e entre os moradores de rua que encontramos na noite, todos tem pelo menos algum indicio de ser viciado.É fácil saber quem fuma, quem usa crack tem as pontas dos dedos queimados, por causa do tempo que ficam segurando o esqueiro para queimar a pedra”. O morador de Rua Pelé, 17 anos, é viciado em crack, e aceitou dar uma rápida entrevista:

- Há quanto tempo você usa drogas, e quando partiu para o crack?
“Eu uso desde quando tinha uns 9 anos. Comecei com a maconha, depois fui pro loló, e a uns três to na Pedra”.

- E há quanto tempo você mora na rua, e por quê?
“Sempre dormia na rua com meus amigos, fica um tempo fora depois voltava, quando tinha uns 11 anos fiquei de vez na rua. Em casa meu pai e minha mãe estavam sempre bêbados, brigando e me batendo. E eu era obrigado a pedir esmola para eles”.

- Como você consegue dinheiro para comer e se drogar?
“Eu quase nunca como... (risos), mas tem umas pessoas ai que me dão às vezes um prato de comida. Eu cuido de carro também ali no hospital, tudo o que eu recebo durante o dia, eu fumo a noite”.

- Você já roubou?
“Olha, não adianta eu mentir, já roubei e se precisar eu roubo de novo”.

- O que você roubou?
“haaa muitas coisas, rádio de carro, fio de luz, roupa de varal, foi tanta coisa que nem me lembro mais...”.

- E você já foi Preso?
“Me pegaram 5 vezes, mas como eu sou de menor não deu nada, só me bateram, e depois me levaram pro Conselho Tutelar”.

- Você pensa em largar as drogas?
“Não, ela é a única coisa que me dá prazer. A pedra tira minha fome e me deixa doidão, e também não dá pra largar assim. Todo mundo que conheço que fez tratamento, voltou para a pedra rapidinho”.

- O que você espera do futuro?
"Não espero muita coisa não, só quero viver o máximo que der e curtir.”


....................................................


..........

Saiba mais sobre essa e outras drogas no site: http://www.antidrogas.com.br/

....

Nenhum comentário: